Ultimamente virou moda alguns moradores da cidade, principalmente médicos, irem às emissoras de rádio locais para atacarem os governantes pela situação por que passa o hospital Santa Maria. Cobram providencias do governo do estado, governo municipal, etc. Esquecem eles que o problema da saúde não é exclusividade nossa e repete-se em todo o país, mas como moramos aqui é para este lugar que devemos voltar nossas atenções em busca de soluções que, devem ser de curto, médio e longo prazo como forma de resolver em definitivo a problemática.
O hospital Santa Maria, todos sabem, atende a pessoas oriundas do município de Araripina e atende também, a pessoas vindas de vários municípios vizinhos, inclusive do estado do Piauí. O governo do estado, todos sabemos, melhorou sensivelmente, as condições de atendimento do hospital geral em Ouricuri, dotando-o de novos equipamentos, novas salas para atendimento de urgências e emergências e de novos centros cirúrgicos além, de ter disponibilizado mais médicos de várias áreas da medicina para aquela unidade de saúde, e é óbvio que seja assim, afinal, dessa maneira é que funciona em todo o estado de Pernambuco e nos outros estados também, ou seja, com hospitais regionais, localizados em cidades polo ou mais centrais do ponto de vista geográfico, funcionando com maior e melhor capacidade de atendimento à demanda.
É claro que nos preocupa a situação aqui de Araripina porque gostaríamos que não fosse preciso tirar daqui para outro centro as pessoas que precisassem de atendimento médico mais complexo, e creio, que isso é uma coisa que se conseguirá a médio e longo prazos, mas até lá é possível que esta questão seja amenizada com a participação mais efeitva das pessoas, principalmente os críticos e mais ainda dos médicos críticos, no atendimento naquele hospital. Não acho que simplesmente ir às rádios falar, com interesses vários, diversos do cerne da questão, seja a solução ou o início dela para os problemas enfrentados na saúde em Araripina. O ideal é que fossem menos verborrágicos e mais ativos chamando para si parte do atendimento; por exemplo. falam muito da falta de plantonistas durante os finais de semana e a pergunta que resta é. Porque não vão, estes senhores, pelo menos uma vez ao mês, dar um plantãozinho lá no hospital? Porque não põem toda a energia que gastam falando em rádio atrás de dividendos políticos, à serviço real da população? Sabe porque não fazem isso minha gente? Porque para estas pessoas não interessa resolver o problema, não interessa ver o povo sendo melhor atendido, para eles o que interessa é ver o circo pegar fogo, é fazer da precariedade do sistema de saúde plataforma para suas eleições assim, é mais fácil falar mal e criticar do que ajudar realmente como podem e sabem e, não estamos pedindo isto para quem não é médico não, estamos pedindo para aqueles senhores que posam de grandes conhecedores da medicina, que ostentam seus títulos em suntuosas salas de grandes clinicas particulares ou em veículos de tratamento médico itinerantes, mas que não disponibilizam seu tempo um pouquinho que seja para atender no hospital Santa Maria gratuitamente ou remunerados pelo SUS.
Sabe porque isso não ocorre também? Porque atender no hospital é visto como obrigação pelas pessoas. A população acha que quem trabalha atendendo os que necessitam, lá no hospital, tá fazendo apenas sua obrigação e, isso não gera votos, o que gera votos é pousar de bonzinho, de interessado na saúde das pessoas, de benfeitor dos fracos e oprimidos. Quanta hipocrisia.
Ta na hora senhores, ta na hora de pensar realmente nas coisas pertinentes e que tragam soluções para a saúde do povo de Araripina, do contrário, seu discurso logo logo, cairá no vazio e suas pretensões irão por água abaixo, sejam elas quais forem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário