terça-feira, 8 de novembro de 2011

"Comunicadores"

É interessante para não dizer frustante perceber como alguns setores da mídia araripinense, muitos se auto intitulando jornalistas ou assessores de comunicação, que usam rádios ou blogs para expressar opiniões ou divulgar noticias prontas, como exprimem-se mal, atropelando a língua portuguesa ou escrevendo coisas para se contradizerem logo depois. Seria salutar para os ouvidos bem como para os olhos e cérebro que essas pessoas antes de se arvorarem em tais áreas tivessem o bom senso de estudar, ler muitos livros, escrever muito para que desta forma, pudessem pelo menos não agredir a inteligencia alheia em termos gramaticais, já que, em relação ao conteúdo, a coisa exige preparo e tempo maiores para surtir efeito, principalmente em casos tão graves de falta de conhecimento e articulação para se expressar. Veja abaixo um exemplo típico, retirado de um artigo de um blog local, de mal uso da língua e o baixo conhecimento que o autor do texto deixa transparecer, alguns erros mais crassos eu sublinhei como forma de chamar a atenção do leitor.

O que estamos vivenciando atualmente em Araripina "são frutos" dessa falta de políticos comprometidos com o "bem estar social da população" que os elegeu. Diversos "descasos acontece" em nossa cidade, "isso decorrente" do consumo desenfreado de drogas. "Se houvesse" mais trabalho e educação para a população certamente não haveria tantos problemas dessa natureza, sabemos que "as drogas, a prostituição e a criminalidade é hoje" um problema generalizado, mas se a maioria desses jovens que vivem perambulando pelas ruas da cidade, tivesse emprego certamente seria "bem menos agravante" essa situação.


E tem mais:


Mediante tudo que relatamos, esperamos que a população não se "deixem" enganar outra vez pelo discurso mentiroso e populista, ou pelo bode assado, galinha caipira, cervejinha gelada e outras bebidas alcoólicas compradas com o nosso dinheiro, bem como, com os abraços e beijos que são distribuídos pelo prefeito bonzinho nas vésperas das eleições. 


É hora de deixamos nossas paixões partidárias de lado, vamos esperar que sejam lançadas as chapas, ouvirmos as propostas, cobrarmos propostas e não ficar esperando que cheguem as eleições para trocarmos nosso voto por favores. Se agirmos assim estaremos outra vez contribuindo para a corrupção, pois ao vendermos nosso voto não teremos firmeza para cobrar o que foi prometido nos palanques.




Horrível não??!! Pois bem, estes senhores ainda se proclamam jornalistas, assessores de comunicação, etc. E pobres de nós simples mortais, que temos que conviver com isto.
Como entender o posicionamento destas pessoas em relação a vários aspectos da vida em sociedade? Se a sua mentalidade, conhecimento e capacidade são rasos, que compromisso tem com a verdade para darem opinião sobre este ou aquele fato, sobre esta ou aquela pessoa? É esperar que se toque das suas limitações e procurem realmente, progredir enquanto pessoas e enquanto profissionais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário