segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Do Blog do Magno Martins

Agenda positiva de Lula dá novo astral a Araripina

Regressei a Araripina, a charmosa capital do Araripe, a 690 km do Recife, sexta-feira passada para uma palestra e encontrei a cidade transformada. Para melhor, claro. O prefeito Lula Sampaio (PTB), que enfrentou muitas dificuldades no início pela herança maldita e as inadimplências, toca um conjunto de obras, entre elas uma nova rede de saneamento básico.
Esgotos que corriam a céu aberto em pleno centro da cidade desapareceram. Lula também está executando um plano arrojado de calçamento e pavimentação de ruas na cidade, distritos e povoados. Reformas e construção de novas escolas também saem do papel, assim como uma academia das cidades, postos de saúde, reforma no hospital, dentre outras obras na área social.
 








Sábado passado, Lula entregou cinco ruas pavimentadas na comunidade de Lagoa do Barro. Outra localidade que ganhou também ruas pavimentadas foi a Bela Vista. Há pouco, o prefeito esteve no Recife tratando de uma antiga reivindicação do município: a pavimentação da PE-675, que liga Araripina ao distrito de Rancharia. E aproveitou para reiterar à Compesa o reforço no abastecimento de água num encontro que contou também com a presença do deputado Wolney Queiroz (PDT).
Confiando na melhoria da infraestrutura da cidade, os empresários investem na cidade, que vive um clima de euforia e otimismo. Antes precária, a rede hoteleira do município ganhará em breve mais dois bons hotéis, que garantirão a demanda nos grandes eventos da cidade, principalmente na área esportiva, quando o Bode, time local, começar as partidas no Campeonato Pernambucano de Futebol.
 








Junto com um grupo local, Lula conseguiu atrair para Araripina mais um canal de comunicação. Trata-se da emissora de rádio Pop Sat Brasil Araripina FM, inaugurada sexta-feira passada com uma grande festa de rua, atraindo mais de três mil pessoas. A Pop Araripina passa a integrar a Rede Pernambucana de Rádio, que retransmite para todo o Estado, hoje com 34 emissoras, o programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro.
O principal vetor econômico do município e da microrregião de Araripina, da qual é o maior município, é a exploração de comercialização de calcário e principalmente de gipsita, a matéria-prima do gesso, minério do qual a região de Araripina é responsável por 95% das reservas brasileiras e por 40% das reservas mundiais. E agora também vem se destacando na produção de mel, onde ocupa o segundo lugar no ranking nacional.
 








Falei na Escola Padre Luís Gonzaga, uma das melhores da região, dirigida pela professora Maderleide Oliveira, uma pessoa simpática e dedicada ao sacerdócio da Educação. O educandário funciona em tempo integral e é referência no município e na região. A palestra atraiu um grande número de alunos e foi realizada no auditório da escola. Gostei imensamente da participação da garotada, que está antenada nos avanços da web.
HISTÓRIA - Araripina constituía um distrito de Ouricuri e tinha a denominação de São Gonçalo. O distrito de São Gonçalo foi criado pela Lei Municipal de 1 de julho de 1893, contando na época com 08 ou 10 casas e a capelinha de Nossa Senhora da Conceição, primeira e única padroeira do lugar.
A Lei Estadual no. 991, de 1 de julho de 1909, elevou o povoado a vila como distrito de Ouricuri. Em 1922, o Bispo de Pesqueira, Dom José Lopes criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Gonçalo do Sauhem, que até 1933 ficou sob a responsabilidade do Vigário de Ouricuri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário