sexta-feira, 1 de julho de 2011

O caminhão, a educação e a eleição.

De fora de toda antecipação de campanha que seus adversários politicos vem fazendo, o prefeito Lula Sampaio passou os primeiros dias da semana na cidade do recife, acompanhado de assessores e correligionários, em busca de investimentos para  municipio e, o mais importante, para fechar o projeto de bolsas estudantis para a AEDA.
Desta forma, o prefeito concretiza o sonho de muita gente, de cursar faculdade e que não cursava por falta de condições financeiras. O bom nisso tudo é que as bolsas serão doadas sem mexer com os recursos do municipio, ou seja, sem fazer politicagem com a educação, que como todos devem saber é coisa séria demais para ser misturada com politica ou, muito menos utilizada para angariar votos como acontecia antes; afinal, não ha recursos nos municipios destinados ao ensino superior e, se tínhamos bolsas para alunos nascidos aqui em Araripina, certamente esses recursos saíam de algum lugar, em outras palavras, cobria-se um santo descobrindo outro, tudo em nome do voto fácil e sem a preocupação de saber quem sairia prejudicado, no caso em pauta, os alunos do ensino fundamental, que era de onde vinha o dinheiro para custear as bolsas para a faculdade.
Louve-se a coragem da atual gestão em dar um fim a essa falta de cuidado com o dinheiro publico, acabando com as bolsas custeadas com recursos proprios num primeiro momento e, agora, trazendo as bolsas de volta mas com recursos estaduais, sem comprometer o ensino fundamental.
O que todo mundo sabia e sabe mas ninguem tinha coragem de falar, é que os problemas de caixa nas faculdades começaram justamente, quando foram estabelecidas bolsas de estudo sem que houvesse recursos para tal, o que acabou, ano a ano, corroendo o caixa da AEDA, ja que o compromiso do prefeito à época era repassar para a instituição 100% do que fosse deixado de arrecadar com mensalidades; como isso, ao longo do tempo, não aconteceu, os repasses muitas vezes, eram feitos com apenas 50% do que deveria; o débito daquela instituição foi aumentando, chegando a um ponto de quase estrangulamento da mesma.
Os prefeitos foram se sucedendo sem que nenhum percebesse ou procurasse resolver o problema, até a atual gestão, que corajosamente resolveu por um fim ao estrago, mesmo sabendo que a medida seria impopular principalmente entre os bolsistas mas, certa de que era a medida correta a ser tomada. Assim sendo a autarquia começou lentamente, a se reerguer e, provavelmente, hoje ja tenha um pouco de dinheiro em caixa, facilitando a vida de quem está a frente dela. Agora com as bolsas sendo novamente ofertadas com recursos estaduais, ganha todo mundo, os jovens que poderão sonhar novamente em fazer um curso superior, as crianças do ensino fundamental que não ficarão sem merenda ou material escolar e, ganha a sociedade como um todo que poderá ver a permanencia da AEDA como esteio do polo educacional que é Araripina.
O que se deve esperar de politicos sérios, é esse tipo de atitude. Não dá para trabalhar com a educação ou com a saúde utilizando-as como meio de conseguir votos fáceis, como ja existiu e continua existindo em nossa cidade, basta lembrar do que aconteceu recentemente em nossa cidade, que foi presenteada com um desfile de enorme caminhão circense a prometer saúde gratuita para todos e por muito e muito tempo. Enquanto for com recurso privado, tudo bem!! Problema é quando alguem resolver  promover-se politicamente utilizando recursos publicos, dinheiro do povo, aí todo mundo sabe o que acontece.
A meu ver, o que estamos presenciando é uma enorme antecipação da campanha eleitoral por parte de alguns setores dos que fazem oposição hoje em Araripina, cada um utilizando a arma que tem, seja ela limpa ou não, ética ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário