quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vida Cultural 1

Estamos vendo em Araripina, algumas pessoas começarem a fazer politica seguindo o exemplo dos seus pais ou ancorados na trajetoria deles. ha dois aspectos que podem ser considerados nessa questão; o primeiro é que a entrada de novos quadros na politica nos traz sempre uma certeza de renovação e isto, não é pouca coisa se levarmos em conta como anda a politica em nosso país nos ultimos dez anos, em que os valores foram subjugados pela avacalhação, pelo desrespeito com a coisa publica, corrupção etc. Gente nova é sinal de idéias novas, compromisso e tudo que se pode esperar de quem está ingressando na política agora. Por outro lado cabe às pessoas analisarem o que ou quem está por trás desses que agora chegam, as idéias que trazem, o amadurecimento pra discutir o que realmente interessa, as propostas.
O que podemos perceber, é que muitos dos que estão aí ja querem entrar a fazer politica e disputar cargos eletivos como se isso fosse algo natural por serem filhos ou netos de quem são, como se fosse algo hereditario, passado de pai para filho, sem ao menos se questionarem se estão preparados para tal empreitada. Se analisarmos bem veremos as caracteristcas dos pais em alguns deles, tais como, a incapacidade para o diálogo, um certo grau de desequilibrio mental e psicológico além, é claro de corrermos o risco de num futuro termos administrações tão atrapalhadas como foram a dos seus antepassados (cruz credo).
O que foi feito em Araripina por tais pessoas? Em que ponto ou com qual aspecto deixaram a cidade? Se formos ver, saberemos que nossa cidade desmoronou em termos culturais, nossos predios historicos, a balaustrada, os valores ereferncias morais e historicas, tudo foi destruído sem dó nem piedade, as administrações foram uma desgraça só, na época, num passado não muito distante, o que se ouvia pelas ruas era que o mandatário da vez se ausentava da prefeitura par fugir das pessoas, tal era o nivel de popularidade dos mesmos.
Hoje, vemos os filhos destes se arvorando o direito de querer dirigir esta cidade baseados no que seus pais foram, ora, direito a concorrer todo mundo tem, é inquestionável, o que deve ser questionado é se só pelo fato de serem filhos de quem são, eles devem concorrer, pífios médicos, ignômines advogados , medíocres empresarios, fachadeiros, populistas que se utilizam da profissão com a qual ganham dinheiro para posarem de bonzinhos, de servidores do povo, de baluartes do servir por nobreza. Ora, tenham paciencia, a população anda cheia de tanto lenga lenga, de milagreiros, de psicóticos achando que só o que fazem e dizem é que está certo, de certas gasturas falantes atirando para tudo quanto é lado às vezes no proprio pé e tendo de usar remedios de farmacia pra curar-se; de contadores de "causos" a lembrar coisas do arco da velha, de politicos viciados, que se envolveram nas mais tenebrosas transações e agem como se o povo não lembrasse de nada, de velhas oligarquias coronelistas que a cada eleição, tem como preocupação maior, arrancar do máximo de caciques politicos quanto seja possivel, quantias enormes em dinheiro para garantir sua eleiçãozinha e desta forma manter a enorme familia e agregados nas tetas do poder.
Vamos renovar, gente, mas vamos renovar com qualidade, vamos zelar pelas nossas crianças, pelo futuro delas, zelar pela historia da cidade, pelos investidores e investimentos que aqui chegam. Já não é fácil viver com as mazelas politicas e administrativas da nação temos, então, de minimizar o quanto possivel as mazelas do lugar que a gente mora e escolheu pra viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário