terça-feira, 31 de maio de 2011

A nova moda dos novos governantes


Os governantes brasileiros, nos ultimos anos, têm colocado os cidadãos numa situação, no mínimo curiosa se não fosse trágica; lançaram um novo modelo de gestão. A moda de tais gestores é administrar de maneira tão grotesca e irresponsável, com enormes falhas no serviço público e na realização de obras e benfeitorias, adiando o inadiável e fazendo com que a população, ao ter um ou outro serviço realizado, uma ou outra necessidade atendida perceba aquilo como louvável, digno de aplauso; quando, na verdade, o cidadão não teria que agradecer nada, muito pelo contrário, teria que cobrar muito mais por obras e serviços melhores, mais eficientes e abrangentes. Não é necessário esperar que algo piore para ser consertado; que algo aconteça ou deixe de acontecer para que a solução apareça, assim como o médico não vai esperar que o paciente morra para ministrar-lhe o remédio.


Buracos, cada vez mais presentes nas nossas ruas

O Brasil, a cada ano, bate mais e mais recordes na arrecadação de impostos, dinheiro alto que sai do bolso do brasileiro, que paga por tudo que consome e paga muito, então, é desnecessário dizer que não é mais que obrigação dos governantes de qualquer esfera, seja ela federal, estadual ou municipal, utilizarem com lisura o dinheiro que dispõem e investir seriamente e da melhor forma em realizações que beneficiem a população sem acharem que são os salvadores da pátria, afinal, não é mais que a obrigação deles, para isso são eleitos.
Não precisamos, muitas vezes, sairmos do lugar onde vivemos para perceber isso, basta andar nas ruas, prestar atenção nos serviços publicos básicos, para percebermos. São ruas mal cuidadas, sujas, poirentas; é o lixo recolhido de maneira precária, ineficiente; malgrado a maioria dos municipios ter este tipo de serviço terceirizado com empresas "especializadas", são ruas esburacadas, em péssimo estado de conservação, asfalto deteriorado, crateras enormes surgindo do nada e em numero cada vez maior, mal sinalizadas, com transito desorganizado; sem falar no atendimento oferecido ao publico nestas repartições, beirando o ridiculo, pelo descaso, falta de compromisso, desconhecimento da função, incompetencia para o cargo e tudo mais, quer ver? Basta ir a qualquer orgão publico desses e, se sairmos das esferas federal e estadual a coisa fica mais complicada e absurda ainda; o funcionalismo publico municipal é ruim e sofrível,quase sempre feito com má vontade, com raras excessões é claro, mas, no geral, provocariam ódio se não provocassem pena.
E aí sabe qual é a moda agora, nestes ultimos anos? Realizar consultas às pessoas, ao povo, para saber em que devem ser investidos os tais recursos; se em asfalto, se em calçamento, se em esgoto, melhoria das escolas, limpeza urbana, saúde, e por aí afora. Realizam estas consultas através de jornais, revistas, televisão, programas de rádio, paginas oficiais na internet etc.  

O lixo toma conta das ruas. quem paga a conta?
 É preciso que as pessoas tenham cada vez mais consciencia dos seus diretos e corram atrás deles, façam valer, cobrem o retorno com qualidade, do dinheiro que pagamos em impostos, taxas, contribuições etc. O dinheiro tem que ser gasto em tudo que está ruim!!! As pessoas não tem que escolher qual serviço deve ser feito ou qual obra deve ser realizada, elas devem ter todos os seus direitos como cidadãos e contribuintes assegurados. Tudo tem que ser feito e feito com qualidade; não temos que escolher este tipo de coisa, não temos que passar por isso, não temos que escolher entre a cruz e a espada, BASTA, o povo está cansado do atraso, da sensação de abandono, cansado das coisas não funcionarem ou funcionarem precariamente. A única coisa que cabe ao cidadão escolher é em quem votar em dias de eleições, é com sabedoria nessa hora que podemos exterminar de vez do meio politico, criaturas como estas ou politicas publicas como estas, que põem o cidadão na corda bamba do descaso, sentindo sempre, que paga impostos de primeiro mundo e recebe serviços de quinto.  

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A educação e a limpeza

A quem interessa a situação de quase calamidade na qual se encontram algumas ruas aqui de Araripina, tamanho é o descaso da população com o manejo e o destino do lixo que produz. É assustar constatar que muita pewssoas não tem a menor preocupação em recolher corretamente o seu lixo, jogando nas ruas  de qualquer maneira ou fora do dia ou horario em que o mesmo é recolhido, causando com isso uma série de transtornos aos pedestres, veículos e e a população em geral. 
Sou otimista e quero acreditar que isto se deva realmente, ao descaso das pessoas com a propria saúde e a de terceiros, mas fica sempre a impressão que as coisas não são bem assim e, que há uma boa dose de maldade em atos desse tipo, senão, como explicar que depois de tantas campanhas de conscientização através de vários tipos de mídia, essa ainda seja uma prática bastante comum na cidade.
Somos conhecedores que nosso país levará muito tempo ainda para que possamos chamá-lo de país de primeiro mundo, principalmente, no tocante ao grau de civilidade e educação de boa parte da população, mas mesmo assim, creio que não veriamos tanto lixo nas ruas não fosse algo, fruto de um movimento deliberado para causar mal estar e aborrecimento nas pessoas e consequente reclamações. Digo isto porque vejo constantemente esse tipo de atitude, inclusive em áreas comerciais da cidade, algo dificil de se imaginar visto que, o empresario deveria ter como principal preocupação manter limpa a frente da sua empresa, no entanto, pra nosso pasmo, muitos fazem exatamente o contrário com o lixo muitas vezes tomando conta de todo o passeio e aí, a pergunta - Se a frente dos seus estabelecimentos é assim, como será o interior dos mesmos?? E se for um bar ou restaurante, como fica? 
Acredito que é chegada a hora de se praticar uma politica punitiva quanto  trato do lixo, com a aplicação de penalidades a quem dessa forma agisse, tais como, multas, prestação de serviços comunitarios e quem sabe até mesmo, penas mais severas. Já está mais do que comprovado que o brasileiro não muda o comportamento se para isso não houver perda de dinheiro. È preciso, então, estabelecer regras para o manuseio do lixo domestico, comercial e industrial sob o risco, de nos vermos de uma hora pra outra, mesmo com o recolhimento sistematico dos detritos, enfrentando um sério surto de doenças infecto-contagiantes e termos de gastar muito mais com tratamentos do que gastariamos combatendo seriamente atos nefastos como esse.
Orientação só, não basta; é preciso punir quem fizer isso.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Prefeituras devem declarar gastos no portal da transparencia

As prefeitura de municipios de todo o Brasil que tenham entre cinquenta mil e cem mil habitantes tem até o dia de hoje, 27 de maio, para declarar seus gastos no Portal da Transparencia, cumprindo assim, exigencia da lei 131/2009. No Portal da transparencia o cidadão tem acesso em tempo real, às despesas e receitas, aos programas e a todas as execuções das prefeituras municipais que tenham aquele número de habitantes. caso não façam isto as prefeituras podem ser penalizadas entre outras coisas, com o corte de recursos de convenios com a união ou com os estados.

São João dos Bairros com força total em Araripina

A beleza das tradicionais quadrilhas continua
A prefeitura de Araripina, através da secretaria de cultura, retoma a partir deste sabado, dia 28 a programação normal do São João dos Bairros que, continuará, tendo a participação das quadrilhas juvenis na disputa pelos troféus e premiação e, as quadrilhas mirins como convidadas,  tudo com a segurança da honrosa policia militar de Pernambuco que como sempre, está presente em todos os eventos publicos realizados nessa cidade garantindo a paz e a alegria caracteristicas do povo de Araripina e de todos aqueles que fazem e organizam quadrilhas juninas ajudando a promover o melhor São João do interior. 
Dentro da programação do são João 2011 haverá também o Arrastão Junino, no dia 10 do mês, no qual teremos a participação de todas as quadrilhas e sanfoneiros da cidade que, numa novidade este ano, terão focos de animação sonorizados pra animar mesmo a todos e ninguem ficar parado.

Nascente para todos

Um Jornal impresso aqui do sertão noticia que o ex-prefeito, ex-deputado, ex, ex, ex Bringel estaria articulando a emancipação do distrito de Nascente, numa ação que durante os seus oito anos como prefeito e nos quatro como deputado jamais fez. A pergunta que cabe aqui é: Porque esse interesse tão repentino? Não vamos precisar queimar os miolos para responder, porque a resposta o proprio jornal nos dá; Bringel quer a todo custo voltar aos palcos politicos  e se eleger pra alguma coisa sob pena de cair no esquecimento(ele já perdeu duas eleições seguidas aqui) como ja aconteceu com os seus "novos" aliados do clã com o nome trocado que tem médicos feitos em El caribe. O pequeno detalhe é que com essa intenção, Bringel subestima a capacidade dos cidadãos do próprio distrito de Nascente desfazendo da capacidade destas pessoas em governar sua propria terra. cabe ao ovo de Nascente analisar direitinho tudo isso inclusive, dando uma olhada no passado politico e administrativo de Bringel e pensar se vale a pena entregar o mandato de primeiro prefeito a ele. Existe um ditado popular que diz que em terra de cego quem tem um olho é rei. Será que bringel vai mesmo ser o imperador do novo municipio? 
Ex-prefeito e ex deputado Bringel agora quer Nascente
Tem muita gente que torce pra que isso aconteça, assim Araripina ficaria livre do medo da convivencia com certos fantasmas que rondam ainda, a esperança de ficar livre pra sempre de determinada classe de politicos. Por outro lado tem aqueles que torcem porque somente assim conseguiriam uma vaga pra bater tijolos numa olaria nova, com um chefe menos exigente e que gosta de dividir o bolo, ôôps, os tijolos com seus acólitos.
Mas o povo de Nascente deve ficar alegre porque, com certeza, a nova cidade ficaria mais animada com os fogos que seriam soltos tal e qual acontecia na Roma antiga (terra de imperadores) em que o povo não tinha pão para comer, mas tinha circo; viva, viva, pô pô pô e o dinheiro publico ó !!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pela Estrada

Noticias nos dão conta que alguns postulantes à cadeira de prefeito nas proximas eleições estão subindo e descendo serras, visitando sítios e fazendas durante os finais de semana por todo o municipio. É proveitoso este tipo de atitude porque nos mostra quão interessadas estão essas pessoas na solução dos problemas de Araripina não é mesmo??!! Mas é bom esclarecer que alguns que andam botando o pé nas estradas já tiveram suas oportunidades ao governarem esta terra e todos sabem o que aconteceu, basta lembrar a frequencia com que a policia federal visitava o nosso municipio, o PETI, a borra de asfalto, as carradas d'agua que nunca foram entregues, os shows de certo cantor local que nunca cansou sua voz etc, etc, etc. Por outro lado temos os "herdeiros politicos" do clã com o nome trocado que aguardam ansiosamente o apoio do ex-prefeito dos fogos, mal sabem eles que Bringel não puxa brasa pra sardinha dos outros, nunca puxou!! Será que agora vai puxar? Talvez eles saibam disso sim, mas apostam que Bringel  tenha o mesmo equilibrio mental que eles têm ou, na pior das hipoteses, que as "obras" que seus antepassados fizeram sejam suficientes (eleitor é bicho meio esquecido mesmo) pra alavancar suas pretensas candidaturas. 
Como fiel escudeiro dessa turma tem o blogueiro batedor de tijolos, ou seja, com um escudo desse é melhor fechar os olhos pra não ver a dor.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

São João dos Bairros e os do contra

A torcida contra foi tão grande que o São João dos bairros nos seus primeiros dias foi marcado por atos indignos da alegria que caracteriza a população de Araripina. Pior para o povo que gosta de brincar e curtir o são joão, a mais autentica e tradicional festa deste nosso nordeste e mais ainda aqui da nossa cidade.
Fogueira, tradicão que deixa o S. João mais bonito.
Só temos a lamentar que ainda campeie em nosso meio, o atraso, a ignorancia, o provincianismo, a falta de civilidade e de educação doméstica; educação e formação que deve ser dada pelos pais e que, infelizmente, não acontece hoje em dia, fazendo com que vivamos num país em muitos aspectos, ainda atrasado, permeado por pessoas que recorrem a maneiras equivocadas e atrasadas para resolver suas pendengas e intrigas.
Lamentamos também porque sabemos que muitos torcem para que o pior aconteça, num raciocinio politiqueiro equivocado e torto daqueles que querem ver o pior acontecer. Felizmente nem tudo e todos estão perdidos e a prefeitura de Araripina, na pessoa do prefeito Lula Sampaio está empenhada em fazer com que a festa ocorra na mais plena harmonia para que assim, o povo brinque feliz e satisfeito.
Ficamos tristes por estas pessoas pensarem e agirem desta forma, mas lamentamos muito mais por elas.
Agora é esperar as edições do São João dos bairros nas proximos dias e, no dia 10 de Junho e ir pras ruas participar do Arrastão do Forró e à partir do dia 21 o São João oficial. É aguardar e acender a fogueira.

sábado, 21 de maio de 2011

Caso Palocci e a presidencia.

Pres. Dilma Roussef, atitude suspeita
Perdeu a esperança de mudanças profundas na maneira de governar da presidente Dilma, se alguem tinha alguma esperança de que as coisas tomariam outro rumo, toda ela veio abaixo com o posicionamento até agora adotado pela presidente e sua tropa de choque no congresso nacional, quando preferiram mais uma vez proteger o já tão suspeito ministro Palocci (voltou a republica da lingua plêsa). A presidente que até aqui vinha adotando uma postura diferenciada em relação ao seu antecessor LLuullaa, agora preferiu a velha tática de jogar a culpa pelos mau feitos dos seus subordinados na oposição que, inutimente teve os seus pedidos de investigação no senado e ministério publico rejeitados por força do rolo compressor dos diletos congressistas da situação.
Min. Antonio Palocci mais um escandalo
O posicionamento dos deputados e senadores governistas todo mundo já conhece, eles agem assim quer a coisa tenha fundamento quer não, o que não dá pra entender é a posição tomada pelo ministro que diz que o seu patrimonio foi multiplicado por vinte em quatro anos com trabalhos realizados por sua empresa de assessoria, ora, se é assim porque então não mostrar as contas? Porque não dizer pra quem realizou os trabalhos? Quais as empresas que o contrataram? Alegando o sigilo dos negócios  e do nome das empresas pra não mostrar, o ministro dá mostra cabal que existe algo podre no ar, pois, se numa situação desta ele não revela os dados por qual situação, então, ele revelaria?
É importante ficar atento aos deputado que elegemos e prestar atenção ao seu posicionamento neste tipo de episódio pra saber na hora certa, dar o troco não votando mais em quem defende seus proprios interesses; quando foi eleito pra defender o interesse dos eleitores, ou seja, do povo.
Deste episódio todo fica somente uma certeza; quem esperava da presidente Dilma mais ética e compromisso com a verdade e com a população ficou e ficará a ver navios.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O batedor de tijolos e o clã com o nome trocado

Ao ler certos blogueiros aqui de Araripina em ação, tem-se a impressão que os mesmos usam bola de cristal ou são muito bem informados sobre tudo que acontece na politica local, é impressionante como divagam e especulam, principalmente certos blogueiros verticalmente deficientes e que de grande mesmo só tem a vontade de crescer derrubando a todos. Triste ver como tão caricata figura faz da sua verdade a panacéia para todos os males. Cabe ao incauto cidadão de bem da querida Araripina tomar cuidado com o que lê, pois certas leituras são amargas e incapacitam intelectualmente. A palavra desse cidadão só tem um beneficio que é, ao se ver batendo os tijolos com os quais ele diz que vive, a mesma servir para bater no dono da olaria da vez e que lhe passa o soldo de tão "suada" labuta, pois parece, que quando a metralhadora é azeitada com o óleo da psicopatia, não escolhe alvo, e aqueles que hoje são"agraciados" com a sua palavra, amanhã, se deixarem que ele não bata os tijolinhos ou se o tirarem da olaria poderão, facilmente virar alvo, inclusive, os seus proprios menti insana familiares do clã com o nome trocado, mestres na arte de forjar doutores em dignissimas faculdades del caribe,
Vale lembrar aos doutos e ao dono da farmacia com nome de outro estado, que nas ciencias, as vezes consegue-se enganar muita gente por muito tempo, mas na politica pode-se enganar muita gente mas não por muito tempo e pode-se enganar ou ser enganado até mesmo por quem está tão perto como no filme  Dormindo com o.... e quando o tombo vem; como ja veio em priscas eras, o periodo de recuperação é enorme e as vezes nem se recupera, vira zumbi a assombrar a população que não aguenta mais sofrer de disfunção intestinal nem de saia nem de calça.
De qualquer modo fiquemos tranquilos, afinal tudo isso não ocorre no reino de brogodó e sim, no reino do clã com o nome trocado que é aqui pertinho.

Novas pessoas, velhas idéias

Olha minha gente, não se admire de já ter parte da imprensa e alguns blogs de Araripina (alguns afirmam que são anônimos mas, todo mundo sabe a mente doentia e fascistóide que está por trás e ele "pensa" que não) defendendo a candidatura muito "equilibrada" e "sã" de determinado "ortopedista" da nossa cidade, filho de EX- prefeitos  que muito fizeram pela nossa cidade (vide patrimonio historico destruído e a cidade soterrada pelo lixo e os causos contados) tanto que a progenitora do pretenso candidato teve seu nome mudado, muito convinientemente aliás, de Di....... para desequilibrio intestinal
A gente sabe muito bem que quem defende uma possivel candidatura do tal cidadão, articulado que só ele, está defendendo mesmo o seu proprio bolso, afinal, há um blogueiro que diz que vive dos tijolos que bate, muito embora, ninguem saiba onde fica a olaria do mesmo, tô certo?? Até mesmo porque o negócio que esse rapaz colocou surgiu com o dinheiro ganho com os tijolos batidos no governo Valdeir Batista, talvez por isso, e em homenagem né??!!  ele tenha batizado o negócio com o nome de FARMÁCIA NOME DO ESTADO VIZINHO, também talvez por isso ele defenda com tanto empenho uma candidatura baseada na hereditariedade (na novela, o reino é o de brogodó; aqui é o reino do clã com o nome trocado).
    É esperar para ver em qual sanatório tudo isso vai parar; porque, pessoal!! de médico e de louco todo mundo tem um pouco, mas tanta loucura assim é melhor deixar concentrada numa casa só, não é mesmo?! e Bringel tem muitos defeitos e uma conduta que ja sabemos qual é, mas louco ele não é, ou é?? Esperemos pra ver.




Ex-deputado e ex-prefeito Bringel e ex-prefeito Walmir  Lacerda                  
                                                                                    Médico Walmir Lacerda Júnior 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vida Cultural 1

Estamos vendo em Araripina, algumas pessoas começarem a fazer politica seguindo o exemplo dos seus pais ou ancorados na trajetoria deles. ha dois aspectos que podem ser considerados nessa questão; o primeiro é que a entrada de novos quadros na politica nos traz sempre uma certeza de renovação e isto, não é pouca coisa se levarmos em conta como anda a politica em nosso país nos ultimos dez anos, em que os valores foram subjugados pela avacalhação, pelo desrespeito com a coisa publica, corrupção etc. Gente nova é sinal de idéias novas, compromisso e tudo que se pode esperar de quem está ingressando na política agora. Por outro lado cabe às pessoas analisarem o que ou quem está por trás desses que agora chegam, as idéias que trazem, o amadurecimento pra discutir o que realmente interessa, as propostas.
O que podemos perceber, é que muitos dos que estão aí ja querem entrar a fazer politica e disputar cargos eletivos como se isso fosse algo natural por serem filhos ou netos de quem são, como se fosse algo hereditario, passado de pai para filho, sem ao menos se questionarem se estão preparados para tal empreitada. Se analisarmos bem veremos as caracteristcas dos pais em alguns deles, tais como, a incapacidade para o diálogo, um certo grau de desequilibrio mental e psicológico além, é claro de corrermos o risco de num futuro termos administrações tão atrapalhadas como foram a dos seus antepassados (cruz credo).
O que foi feito em Araripina por tais pessoas? Em que ponto ou com qual aspecto deixaram a cidade? Se formos ver, saberemos que nossa cidade desmoronou em termos culturais, nossos predios historicos, a balaustrada, os valores ereferncias morais e historicas, tudo foi destruído sem dó nem piedade, as administrações foram uma desgraça só, na época, num passado não muito distante, o que se ouvia pelas ruas era que o mandatário da vez se ausentava da prefeitura par fugir das pessoas, tal era o nivel de popularidade dos mesmos.
Hoje, vemos os filhos destes se arvorando o direito de querer dirigir esta cidade baseados no que seus pais foram, ora, direito a concorrer todo mundo tem, é inquestionável, o que deve ser questionado é se só pelo fato de serem filhos de quem são, eles devem concorrer, pífios médicos, ignômines advogados , medíocres empresarios, fachadeiros, populistas que se utilizam da profissão com a qual ganham dinheiro para posarem de bonzinhos, de servidores do povo, de baluartes do servir por nobreza. Ora, tenham paciencia, a população anda cheia de tanto lenga lenga, de milagreiros, de psicóticos achando que só o que fazem e dizem é que está certo, de certas gasturas falantes atirando para tudo quanto é lado às vezes no proprio pé e tendo de usar remedios de farmacia pra curar-se; de contadores de "causos" a lembrar coisas do arco da velha, de politicos viciados, que se envolveram nas mais tenebrosas transações e agem como se o povo não lembrasse de nada, de velhas oligarquias coronelistas que a cada eleição, tem como preocupação maior, arrancar do máximo de caciques politicos quanto seja possivel, quantias enormes em dinheiro para garantir sua eleiçãozinha e desta forma manter a enorme familia e agregados nas tetas do poder.
Vamos renovar, gente, mas vamos renovar com qualidade, vamos zelar pelas nossas crianças, pelo futuro delas, zelar pela historia da cidade, pelos investidores e investimentos que aqui chegam. Já não é fácil viver com as mazelas politicas e administrativas da nação temos, então, de minimizar o quanto possivel as mazelas do lugar que a gente mora e escolheu pra viver.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O papel do Legislativo 2

Voltando assunto inicial, podemos perceber aqui em Araripina o quanto fica dever os nossos vereadores no trato das coisas PUBLICAS e aqui cabe a advertencia de que me refiro a publicas no sentido lato da palavra (do povo, da vontade do povo, para o povo) e não no sentido que normalmente se dá, que é o publico com cara de coisas arranjadas ou malfeitas, de jeitinho, de velhacarias e espertezas, do protecionismo e do esconderijo de corruptos. Vejamos, quantas coisas merecem a atenção dos vereadores para melhorar a vida do publico, do povo; as providencias não são tomadas porque provavelmente, os representantes da casa legislativa de Araripina, talvez nem saibam como fazer, são meros figurantes que fingem trabalhar ou trabalham sem produzir, buscando fazer a politicagem baixa das cabeças pouco pensantes ou pouco arejadas, viajadas, cosmopolitas que, normalmente têm aqueles que procuram crescer profissional e intelectualmente, estudando, viajando, fugindo do lugar comum, dos velhos chavões, das velhas praticas protecionistas e assistencialista tipicas do coronelismo de seculos passados, fugindo da fala fácil do populismo e que não produz nada de útil.
Araripina cresce pela força do seu povo, daqueles que aqui moram e chegam para empreender, mas é uma cidade carente de soluções, carente do interesse daqueles que tem por obrigação fazer o melhor por ela; por exemplo, como resolver a questão dos carroceiros que dividem as ruas com os veiculos e que a emporcalham com as fezes dos animais, a questão da poluição sonora e visual dos carros de som de propaganda e dos veículos particulares daqueles que não recebem educação, nocões de etica, respeito ao proximo e  de cidadania em sua casa; dos seus pais, e acham que as vias publicas são uma extensão da sala de casa; como resolver a questão dos terrenos baldios cujos proprietários acham que é dever do poder publico zelar por um bem particular e assim, não limpam, não roçam, não cercam, não muram,  deixando a população pagar o preço pelo seu descaso, como resolver o fato da cidade ser mal iluminada, do transito caótico cuja falta de respeito é gritante e a falta de educação vem à tona com toda a sua força, como resolver a questão das calçadas, ocupadas por cadeiras e mesas dos que se acham donos delas, restos de material de construção e lixo de toda ordem.
Ora minha gente, são tantos os problemas e coisas a serem solucionadas que o mínimo que podemos esperar destes senhores é que cumpram o seu trabalho com dignidade e principalmente com a eficiencia que dizem ter ao disputar cargos eletivos e dêem ao cidadão araripinense o orgulho de poder falar com satisfação que é um cidadão de Araripina.

terça-feira, 17 de maio de 2011

O papel do Legislativo

Estamos iniciando este Blog com a intenção acima de tudo, de falar sobre todas as questões que envolvem a sociedade pricipalmente, aquelas que dizem respeito aos direitos e deveres do cidadão sem esquecer, óbvio dos aspectos mais simples da vida em sociedade, como lazer, esportes, cultura, ciencias, passando por política, civilização, civilidade etc. e de como as pessoas podem e devem cobrar seus direitos, cumprir com seus deveres de forma tal, que a vida em comum, em sociedade possa ser a mais proveitosa possível entre os seres humanos e primordialmente entre os araripinenses.
Cumpre então aqui, abordarmos um tema que tem sido dos mais discutidos no Brasil ao longo dos anos e que parece, continuará a ser por muito tempo, que é o papel das casas legislativas. Você ja se perguntou qual o papel do deputado federal, do estadual, o papel do vereador? creio que muita gente não sabe ainda, e é por isso que nós vemos tantas coisas deixando de acontecer em nosso meio!! Muitos dos eleitos também não sabem, não sabem sequer porque querem ser eleitos.
Vejamos como seria nosso país se cada politico desse, eleito pelo voto dos cidadãos soubesse cumprir o seu oficio; não teriamos tantas mortes ocorrendo nos corredores dos hospitais, com gente doente sendo precariamente atendida, não teriamos a poluição visual provocada pelo excesso de propagandas, muitas vezes, enormes nas nossas ruas, obrigando nosso cerebro a guardar uma infinidade de informações desnecessarias; não teríamos que conviver com terrenos baldios mal cuidados, cheios de lixo e mato, calçadas em diferentes níveis e ocupadas por mesas e mercadorias pondo em risco a integridade fisica dos passantes que tem que disputar a rua com os veiculos por não poderem andar nas calçadas; também poderiamos deixar de conviver com construções mal projetadas ou espertamente projetadas sobre o passeio sem que nada nem ninguem tome providencias pra impedir tal abuso mas, o que verificamos é que muitos dos nosso "legisladores" estão pouco preocupados com questões práticas e benéficas ao povo; preocupam-se mais em fazer politicagem, num troca troca de acusações e insultos cada um pensando em sí, em como fazer mais pra aparecer na midia e garantir a sua reeleição ou, entrando em esqueminhas perversos de propinagem e corrupção que lesam o bolso do cidadão que paga impostos contando para isso, é claro, com a conivencia de pessoas ocupantes das mais diversas funções e preocupadas também apenas, em aumentar os cifrões na sua conta corrente, nem que para isso tenham que recorrer a expedientes mesquinhos  e perversos, dignos do apoio psicologico que deve ser dedicado a alienados mentais.
Voltaremos a abordar este assunto logo logo, pois creio que questões como essa devem ser discutidas a exaustão como forma de manter as pessoas e principalmente os politicos alertas e conscientes de que tem gente de olho nas suas ações ou essencialmente nas suas omissões.