terça-feira, 5 de junho de 2012

Ronaldinho dormiu com uma mulher na concentração do Flamengo

Ronaldinho flagrado passando a noite com mulher em concentração do Flamengo em Londrina (Foto: Reprodução-Extra)Ver foto
Ronaldinho flagrado passando a noite com mulher em concentração do Flamengo em Londrina (extra)



Ao contrário do que disse para o Fantástico, da Rede Globo, em entrevista no domingo, Ronaldinho passou a noite com uma mulher em um hotel em Londrina, onde o Flamengo se hospedou no início do ano. O fato foi visto à época como um dos muitos casos de indisciplina do jogador que teriam desagradado ao técnico Vanderlei Luxemburgo. 

O treinador flagrou o atleta no elevador em um andar diferente do seu quarto e chegou a pedir o afastamento do astro na época, mas a diretoria não acatou seu pedido e manteve Ronaldinho na delegação. Dias depois o Mengão foi para a Bolívia enfrentar o Real Potosí pela Libertadores. Luxa foi demitido após alguns jogos.

A 'farsa' de Ronaldinho foi desmascarada por um vídeo do jornal carioca Extra, que teve acesso às câmeras de segurança do Hotel Boulevard Residence. O ex-astro rubro-negro havia dito que encontrou com uma amiga do Sul apenas para conversar e que não tinha passado a noite ali. 

Porém, o vídeo mostra que Ronaldinho foi ao quarto da mulher às 22h33 e saiu quase meia hora depois. À 1h15 da madrugada, ele fez nova visita à moça e saiu apenas às 9h07 da manhã, já com o uniforme da delegação. Foi aí que encontrou Vanderlei Luxemburgo no elevador (assista ao vídeo no Extra).

Dez marcas mais vendidas



A Fiat recuperou as vendas na última semana e retomou ao primeiro lugar, que durante parte do mês foi ocupada pela GM. A Fiat vendeu 59.470 unidades, ficando com 21,7% das vendas, 4.741 unidades à frente da GM, que, por sua vez, conseguiu ficar em segundo lugar, na frente da Volkswagen. A GM vendeu 54.729 carros, com 19,97% de participação, enquanto a Volks ficou com 54.338 unidades e 19,83%.

A Ford, quarta colocada, fechou maio com 24.250 unidades vendidas e uma participação de 8,85%, seguida pela Renault e Honda. Completam a lista das dez mais Nissan, Toyota, Hyundai e Peugeot. (veja ranking mundial) .

PosiçãoMarcaVendasParticipação (%)
1Fiat59.47021,7
2GM54.72919,97
3VW54.33819,83
4Ford24.2508,85
5Renault17.4156,36
6Honda10.7883,94
7Nissan8.8493,23
8Toyota8.1782,98
9Hyundai7.3712,69
10Peugeot5.2611,92







quarta-feira, 30 de maio de 2012

CPMI convoca Agnelo Queiroz e Marconi Perillo para depor e poupa Sérgio Cabral


Brasília - Em uma reunião tumultuada, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira decidiu convocar hoje (30) dois governadores para prestar depoimento. Foram convocados os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). A convocação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), foi rejeitada pelo plenário da CPMI.
Perillo foi convocado com votação unânime. Ontem (29), ele já havia informado à CPMI que gostaria de prestar depoimento. Já a convocação de Agnelo foi aprovada por 16 votos favoráveis e 12 votos contrários. Em relação ao pedido de convocação de Cabral, 17 parlamentares foram contra e 11 a favor do seu comparecimento à CPMI.
Perillo e Agnelo terão que prestar esclarecimentos sobre a ligação com o empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido com Carlinhos Cachoeira, ou com a Delta Construção, empresa suspeita de fazer parte de esquema criminoso investigado pela Polícia Federal, de favorecimento em contas com o governo.
Durante a votação, o debate ficou entre os aliados do governador Perillo, que defendiam a votação em bloco, ou seja, tratando de forma igual os três governadores, e os parlamentares do campo governista, que alegaram que o grau de envolvimento de Perillo com o suposto esquema criminoso é bem maior que o envolvimento de Agnelo e Cabral. Com isso, os líderes governistas exigiram a votação em separado dos nomes dos três governadores.
'A comissão abre portas para a condenação, mas também pode abrir portas para as justificativas. Não podemos tratar coisas iguais como coisas diferentes', disse Álvaro Dias (PR), líder do PSDB no Senado.
'Não podemos tratar o diferente como igual. Quem faz isso aqui na CPMI está na tentativa de partidarizar o debate', considerou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Agencia francesa divulga dia 05/07 relatório final sobre acidente do vôo AF 447


Brasília - A agência civil da França (BEA) que investiga o acidente com o voo AF447 prepara a divulgação do relatório final sobre a tragédia para 5 de julho. O airbus, da Air France, caiu no dia 31 de maio de 2009 na rota Rio-Paris. A divulgação do documento ocorre um ano e três meses depois da descoberta das caixas-pretas do avião. Amanhã (31), o acidente completa três anos.
No voo AF447, havia 228 pessoas a bordo de 32 nacionalidades. Todos morreram. Para parentes e amigos das vítimas, será o fim de uma investigação que poderá explicar as causas da queda do avião no Oceano Atlântico, em 2009.
O porta-voz do BEA, Martine Del Buono, disse que o documento incluirá novas recomendações de segurança, envolvendo os calculadores de voo e o alarme de perda de sustentação. 'A divulgação desse relatório [no dia 5 de julho] permitirá conhecer as causas do acidente’’, diss
Ele acrescentou que há pouco mais de um ano havia temores de que não seria possível obter um relatório conclusivo. 'Graças à descoberta do local do acidente, das caixas-pretas e do trabalho de investigação, poderemos finalmente determinar as causas [do acidente] e fazer recomendações de segurança, que vão permitir que esse tipo de catástrofe não ocorra novamente.'
A Agência Europeia de Segurança Aérea (Aesa) preparou as orientações sobre o alarme de perda de sustentação e deverá recomendar que o 'funcionamento do alarme de perda de sustentação não seja afetado pela indicação de velocidades errôneas'. De acordo com peritos, as velocidades equivocadas são uma referência aos sensores Pitot.
Pelas análises já divulgadas, os equipamentos, que medem a velocidade do avião, congelaram durante o voo e essa deve ser a origem das causas do acidente com o Airbus A 330. A recomendação deveria constar no relatório divulgado no ano passado, mas foi retirada por falta de elementos conclusivos, segundo o BEA.
Esse alarme, que tocou repetidas vezes durante os três minutos e 30 segundos de duração da queda, atrapalhou os pilotos da Air France e os teria induzido ao erro, de acordo com o sindicato majoritário da categoria (cuja sigla em francês é SNPL).
Durante o acidente, para evitar a queda, os pilotos empurraram a ponta do avião para cima em vez de colocar a frente da aeronave para baixo, o que segundo especialistas, teria estabilizado o Airbus 330. Porém, o sindicato informou que o alarme atrapalhou os procedimentos dos pilotos.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mototaxistas- uso de toucas é obrigatório.

A assembléia legislativa de Pernambuco - ALEPE - acaba de aprovar o projeto de lei nº 458/2011 que estabelece e regulamenta o uso de touca higiênica descartável para os serviços de mototaxista nas cidades onde tal serviço exista. O produto deve ser oferecido pelos profissionais da área a seus clientes quando da contratação dos serviços e, se, o cliente se recusar a usar a touca o mototaxista DEVE se recusar a prestar o serviço. A utilização de um mesmo capacete por várias pessoas facilita a proliferação de doenças e parasitas e a incidência de infecções provocadas por fungos, bactérias e vírus. O mototaxista está obrigado a oferecer o equipamento, a touca descartável, ficando isento de dispor apenas se o cliente já tiver o produto ou apresentar capacete próprio. A touca não poderá ser objeto de aluguel para a finalidade do transporte e deverá ser ofertado gratuitamente pelos profissionais.
Mototaxista-serviço deve ser melhorado
Disciplinado ou não pelas prefeituras, o serviço de mototaxistas com o uso obrigatório da touca higiênica deverá ser fiscalizado pelos órgãos municipais de trânsito urbano. Aqui em Araripina deverá ser a Autarquia de Transito e Transporte de Araripina- ATTA- a fazer esse trabalho e cumprir a lei; para isso será necessário além de que a autarquia passe a existir de fato, o cadastro completo e atualizado de cada profissional. A multa pelo descumprimento da lei é de R$:150,00 para o mototaxista. a reincidência acarretará multa no mesmo valor, mais uma suspensão de trinta dias, numa segunda reincidência, sobe para R$:300,00 e suspensão por sessenta dias. A assembléia aprovou ainda a proibição do uso de aparelhos de som por usuários, no interior de veículos de transporte coletivo, exceto os auriculares de uso pessoal. A proibição é válida para ônibus, vans, lotações, barcos, balsas e similares, trens, metrô e VLT.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Tempestade solar prestes a acontecer



Recentes atividades solares. (Foto: AFP)Imagem divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Observatório de Dinâmica Solar (SDO, sigla em inglês), da Nasa, mostra a atividade recente do Sol. Pela movimentação das manchas na superfície, astrônomos acreditam que o Sol vai produzir tempestades muito fortes.

As erupções devem afetar o campo magnético da Terra nos próximos dias. Os efeitos sentidos por aqui seriam a alteração no funcionamento de satélites e auroras boreais.

Presidente Dilma anuncia membros da comissão da verdade.



 presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (10) os nomes das sete pessoas que vão integrar a Comissão da Verdade.
Os nomes devem ser publicados na edição de amanhã do "Diário Oficial da União" e a cerimônia de posse dos novos integrantes será no próximo dia 16.
Os ex-presidentes José Sarney (PMDB), Fernando Collor (PTB), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já confirmaram presença na cerimônia.
Em sentido anti-horário, José Carlos Dias, Gilson Dipp, Claudio Fonteneles, Maria Rita Kehl, José Paulo Cavalcanti Filho e Paulo Sérgio Pinheiro
Em sentido anti-horário, José Carlos Dias, Gilson Dipp, Cláudio Fonteles, Maria Rita Kehl, José Paulo Cavalcanti Filho e Paulo Sérgio Pinheiro, membros do grupo que investigará violações dos direitos humanos na ditadura
Farão parte do grupo: José Carlos Dias (ex-ministro da Justiça no governo Fernando Henrique), Gilson Dipp (ministro do STJ e do TSE), Rosa Maria Cardoso da Cunha (amiga e ex-advogada de Dilma), Cláudio Fonteles (ex-procurador-geral da República no governo Lula), Maria Rita Kehl (psicanalista), José Paulo Cavalcanti Filho (advogado e escritor), Paulo Sérgio Pinheiro (atual presidente da Comissão Internacional Independente de Investigação da ONU para a Síria).
Antes do anúncio oficial, Dilma esteve reunida no Palácio do Planalto com os integrantes da comissão e os ministros ligados ao tema.
Ainda hoje, os sete membros indicados serão recepcionados pela presidente em um jantar no Palácio da Alvorada.
A indicação dos integrantes ocorre quase seis meses após a lei que cria a Comissão da Verdade ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.
A Comissão da Verdade vai investigar e narrar violações aos direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988 (que abrange o período do Estado Novo, ditadura do governo de Getúlio Vargas, até a publicação da Constituição Federal).
O grupo apontará, sem poder de punir, responsáveis por mortes, torturas e desaparecimentos na ditadura e vai funcionar por dois anos. Ao final deste prazo, a Comissão deverá elaborar um relatório em que detalhará as circunstâncias das violações investigadas.
MILITARES
Em fevereiro, grupos de militares da reserva reagiram contra a Comissão da Verdade. Em nota, clubes das três Forças Armadas, que representam militares fora da ativa, criticaram a presidente Dilma Rousseff por ela não ter demonstrado "desacordo" em relação a declarações de ministras e do PT sobre a ditadura militar (1964-1985).
A reclamação tratava, entre outros temas, sobre uma declaração da ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos), segunda a qual a Comissão da Verdade pode levar à responsabilizações criminais de agentes públicos, a despeito da Lei da Anistia. O texto dos militares, que havia sido publicado na internet, acabou sendo retirado do ar após pressão do governo.
Dias depois, também em nota, 98 militares da reserva reafirmaram os ataques feitos por clubes militares à presidente Dilma e disseram não reconhecer autoridade no ministro da Defesa, Celso Amorim, para proibí-los de expressar opiniões. A nota, intitulada "Eles que Venham. Por Aqui Não Passarão", também atacava a Comissão da Verdade: "[A comissão é um] ato inconsequente de revanchismo explícito e de afronta à Lei da Anistia com o beneplácito, inaceitável, do atual governo", dizia o texto, endossado por, entre outros, 13 generais.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Nada novo no ar - entrevista de Lula pouco esclarece


Esperava-se novidades da entrevista que o prefeito afastado de Araripina, Lula Sampaio, concedeu no programa canal aberto da Rádio Arari FM, nesta manhã de quinta-feira, mas o que se ouviu foram as mesmas falas de sempre sobre obras que o mesmo começão e que não pôde terminar, sobre como deixou as coisas que teriam de ser feitas na sede do município para o último ano e de que obras que teriam sido iniciadas por ele estão sendo concluídas. 

Nada de novo há nestas declarações, como não há nada de novo nas deduções já maduras, feitas pela população sobre o período em que Lula ficou à frente da prefeitura. O povo já está cansado de saber e reafirmar que ele nada fez, que a cidade estava uma desordem só, que as verbas públicas não chegavam em beneficio da população, exceto para uns muito poucos apaniguados e que, se ele nada tinha feito ao longo do tempo que era prefeito, tampouco iria fazer no tempo que restava. Isso é fato e não estamos falando nada que não seja já falado aos quatro ventos pela população.
Cabe salientar também, que o homem fala como se subestimando a inteligencia de todos e que a população não soubesse ou não lembrasse do caos vivido por povo, fornecedores e prestadores de serviços além do funcionalismo municipal em que ninguém, ninguém mesmo, recebia o que tinha direito e o funcionalismo enfurecido por não receber em dias. 
Parece que só ele não percebe que por mais que tenha gente que desavisadamente ainda possa acreditar no que ele diz, a grande maioria da população já não o tem mais como líder político, visto que, já não o tinha há muito, como bom gestor nem como político a quem se pudesse confiar novamente os destinos e os recursos municipais, principalmente ao se deixar rodear por pessoas que para que a população visse, a única coisa que fizeram foi ostentar impulsivamente-como novos ricos deslumbrados- sinais evidentes de enriquecimento rápido; com carrões ultimo tipo a desfilar pelas ruas, com seus filhos, amigos e mais chegados, esbanjando uísque em farras, passeios e festas de toda ordem, tudo isso, sem falar em tantas e tantas outras coisas que faziam com que Araripina parecesse estar o tempo inteiro com uma nuvem negra a lhe encobrir.
Outro fato que ficou evidente durante sua permanência nos estúdios daquela emissora, foi a total ausência de lideranças expressivas da política local numa demonstração clara e inequívoca que todos se afastaram dele não só por sua inépcia, como também pelo desvelo com que se jogou para enfraquecer as já depauperadas forças que um município localizado no polígono das secas convive; afinal, muitas coisas precisam ser explicadas pelo senhor Lula Sampaio, muitas coisas assombrosas as quais, em suas entrevistas, e foram muitas, ele ainda não deu nenhuma explicação.
Lula em entrevista na Arari FM
Aquela conversa de dizer que a máquina girava para a esquerda, para favorecer os mais necessitados, é fala solitária, a não ser, que os mais necessitados de quem fala sejam aqueles que estavam se locupletando com dinheiro público com carros, vacas premiadas e uísque a rodo; porque as pessoas que ele diz que se beneficiavam na sua gestão, os pobres, foram os que mais lutaram e pediram para que ele fosse apeado do poder, quem ouve rádio e conversa com as pessoas sabe muito bem disso.
Lula sabe disso tudo e faz de conta que não sabe, até porque o processo político já teve início e ele sente que as forças que poderiam lhe dar sustentação se afastaram dele e pelo andar da carruagem até aqui poucos seriam os que teriam condições, pelo menos éticas, de voltar a lhe dar apoio.
Por outro lado, com a candidatura de Socorro Pimentel, imposta por seu marido Raimundo, as oposições antes agrupadas num consenso que algo precisava ser feito para mudar a situação de Araripina, agora, começam a se dividir e assim, criando vários cenários para a sucessão que só estarão definidos lá pelos meados de junho início de julho. O certo é que Valdeir não apoia ninguém indicado por Bringel, assim como Raimundo Pimentel, Valdeir por sua vez, terá que ter burra cheia para angariar apoio, Pimentel sabe que ao forçar a candidatura da sua esposa afasta pessoas, que assim sendo não o acompanhariam; Valmir Filho sabe que, ao ver seu pai assumir a secretaria de saúde, tem poucas chances de emplacar uma candidatura mesmo que para vice e que seu apoio pode ser facilmente dispensado.As pesquisas apontam caminhos já conhecidos e pouco divulgados e definem nomes para todos os cargos, mas todos sabemos que pesquisas refletem questões momentâneas e  tão logo comece a campanha eleitoral tudo muda, então, as candidaturas deverão ser montadas levando em conta esse fator; caso contrário, alguns nomes que hoje são fortes, tão fortes que conseguem impor quem quiser, no futuro podem sair da raia mal comece a corrida.
O que fica disso tudo é que todos estão correndo por fora e nenhum destes nomes pensa em somar para si o apoio do prefeito afastado Lula Sampaio que, como se sabe, tem grandes probabilidades de tornar-se inelegível.

ESTADO TERÁ MONTADORA CHINESA.



INVESTIMENTO  DA empresa SHACMAN é ESTIMADO EM R$ 1 BILHÃO

Caminhões desembarcam em terras pernambucanas / Foto: Guga Matos/JC Imagem
Pernambuco vai produzir caminhões da marca Shacman a partir de 2013. O investimento de R$ 1 bilhão foi fechado nesta quarta (09), após visita do governador Eduardo Campos a uma das fábricas da estatal chinesa Shaanxi Automobile Group (SAG). O nome Shacman resulta da parceria tecnológica firmada entre a SAG e a MAN, do grupo Volkswagen.
Para o governador, a conquista da fábrica consolida o polo automotivo de Pernambuco e ajuda a manter o crescimento da economia do estado. "O grande trabalho é para que, em vez de só comprar produtos da China e gerar empregos aqui, a gente possa levar empresas chinesas para gerar empregos em Pernambuco”, disse Eduardo, em entrevista por telefone direto de Xi'an, capital da província de Shaanxi.
A fábrica será a primeira do complexo industrial automotivo para fabricação de caminhões e ônibus, que será instalado em Caruaru, às margens da BR-104. Ela irá produzir cinco modelos de caminhões que juntos somam 20 configurações. De olho na crescente demanda pelos veículos do tipo BRT (Bus Rapid Transit), a planta também construirá chassis e carrocerias para ônibus. Hoje a Shacman já possui uma central de distribuição no Porto do Recife.
A expectativa é de que sejam gerados mais de mil empregos diretos na operação da fábrica. Os caminhões pesados e extra-pesados produzidos no Agreste pernambucano serão distribuídos para toda a América do Sul. As obras de construção da planta industrial começam ainda este ano e vão durar cerca de dez meses.
Depois disso, a previsão da companhia é que sejam fabricados inicialmente 10 mil veículos por ano. Número que deve dobrar até 2017. Hoje, Eduardo visitou a fábrica da Fast Gear, outra empresa que pertence à SAG. A unidade é a maior produtora de transmissões para caminhões e ônibus do mundo e responde por 92% do mercado chinês. Sua capacidade de produção é de 1,2 milhão de conjuntos por ano.
Amanhã a comitiva irá conhecer a fábrica de ônibus da holding chinesa. As negociações da Shacman com o Governo de Pernambuco foram iniciadas em outubro do ano passado através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). Além do estado, a montadora avaliou opções em São Paulo e no Ceará.
A área tem 220 hectares e já foi desapropriada. Em fevereiro, representantes do Governo do Estado foram à Shaanxi conhecer as fábricas do grupo e dar continuidade à negociação. O Governo do Estado concederá incentivo fiscal de 95% sobre o saldo devedor do ICMS, segundo as regras do Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo do Estado de Pernambuco (Prodeauto). A empresa também receberá incentivos municipais (isenção de IPTU por dez anos). Com informações da assessoria do governo do Estado.

Ao ler esta notícia o internauta pode perceber que, apesar do que apregoa determinado blog local que bastou mudar o prefeito passou a fazer oposição ao governador, o estado de Pernambuco tem recebido constantes e grandes empreendimentos que geram emprego, melhor qualificação técnica para as pessoas, renda e desenvolvimento econômico e social.
Agora, mais uma empresa se instala em Pernambuco para produzir caminhões de grande porte e daqui, mandar para o resto do mundo. A pergunta que cabe é - Quando será que este blogueiro cego, recalcitrante e revoltado, porque decerto perdeu algum benefício, reconhecerá que o gestor em exercício, Alexandre Arraes e o governador Eduardo Campos só benefícios trouxeram ao município e ao estado?
Esta mesma noticia está publicada no blog do revoltado ao loado de outra que mais uma vez, destrata o Governador  e tudo que ele tem feito pelo estado e que mostra uma melhora significativa em todos os índices de desenvolvimento econômico, social e cultural de Pernambuco.
Ora, se o blogueiro mostra uma entre tantas matérias que noticiam as conquistas de Pernambuco no governo Eduardo Campos e, mesmo assim, insiste em falar mal; de duas uma, ou é cego e não vê o óbvio ou realmente, perdeu algum benefício que talvez tivesse no governo Lula Sampaio.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Vazamento de fotos íntimas de Carolina Dieckmann



Vazamento das fotos da atriz Carolina Dieckmann – Na noite desta segunda-feira (7) dois funcionários da empresa de manutenção de computadores para onde a atriz levou seu aparelho serão ouvidos na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Os dois auxiliam no inquérito na condição de testemunhas. 


Segundo o Dr. Antônio Carlos de Almeida Castro, advogado da atriz Carolina Dieckmann, enviou carta formal ao site que publicou uma série de fotos da atriz nua e pediu que todo o material seja retirado do ar. 

“Conseguimos contato com o site e pedimos formalmente que tudo fosse retirado. Eles disseram que se nós comprovarmos que somos representantes dela e que as fotos são mesmo da Carolina, irão tirar do ar. Temos uma série de provas, como matérias de jornais, que comprovam o quanto a imagem dela está sofrendo com tudo isso.”

A Polícia Civil apura os crimes de extorsão, difamação e furto.

Entrevistas e verdades



Nesta sexta-feira próxima, o programa Canal Aberto na rádio Arari FM estará recebendo para entrevistas, duas personalidades das política local que momentaneamente estão em lados opostos. A julgar pela fala dos dois em outros momentos, é de esperar que nestas entrevistas o caldo entorne com a troca mútua de acusações que deve ocorrer tão logo estes senhores tenham o microfone na mão. Tá certo que serão entrevistados separadamente, mas o que não deve faltar é troca de farpas. Vamos esperar pra ver o que sai de útil dessas falas.
O fato é que à medida que se aproximam as eleições, os ânimos vão ficando mais acirrados, "novos" candidatos vão surgindo, interesses de todos os tipos vão crescendo. Nesta hora é que o eleitor tem que ficar atento para distinguir o joio do trigo, o politico melhor intencionado daquele que só pensa em si mesmo; a separar o camaleão - que muda de partido e cores conforme sua conveniência, que para estar no poder e dele tirar proveito feito tirador de coco- com a s duas mãos e os dois pés- não hesitam em mudar de opinião rapidinho desde que para isso possa contemplar a si mesmo  e a seus familiares  com cargos, vantagens e dinheiro, daquele que muito ou pouco poderá fazer algo de útil ao município.
Existe aquele político que diz que não é mais candidato porque não quer e não porque está mais sujo do que poleiro de pato, existe aquele que quer emplacar alguém de sua família por que sabe que seu nome não é aceito pela população e responde a processos, existe aquele que já passou pelo poder e foi tão ruim que não consegue decolar nas pesquisas, mas teima em fazer política; existe aquele que tem um histórico familiar tão ruim que não sabe se gruda na imagem do pai ou desgruda da imagem da mãe, ou seja, existe gente de todo jeito querendo o seu voto. É bom ficar esperto cidadão, pra não se deixar enganar mais uma vez.
Em Araripina, como em muitos outros lugares, temos inúmeros casos desse tipo e é bom que fiquemos atentos para podermos extirpar esse tipo de câncer da política, e não precisa ser especialista, expert em politica para saber quem são, basta ficar atento às práticas e ao histórico familiar de cada um deles que tem discurso demagogo e apelativo, que busca o aplauso fácil com palavras emocionantes, mas que trazem embutidas a falta de compromisso com a verdade e escondem suas reais intenções; estas, só irão aparecer após estes senhores conseguirem se eleger e aí, já é e será tarde demais. 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cultura em Araripina

Prédio do antigo matadouro público e antigo museu
Esse é o resultado de  vinte, quinze, trinta anos de descaso com a cultura no nosso município. Prefeito após prefeito foi destruindo e jogando fora todo um conjunto de edificações, peças e pessoas que certamente fizeram parte da nossa história. A balaustrada, a antiga escola Pe. Luiz Gonzaga, o prédio do antigo posto de saúde, a capelinha de São Vicente, o centro antigo, a dança de São Gonçalo, as bandas de pífano, os prédios do antigo matadouro (onde funcionava o museu) e do açougue, a sede da Funasa atualmente, tudo jogado às traças, no lixo, no limbo do descaso com que é tratado  o patrimônio cultural da nossa cidade por prefeitos cujo único entendimento cultural são as festas movidas a cachaçadas e embaladas por estas bandas de falso e pasteurizado forró; prefeitos e vereadores cujas mentes e capacidade de discernimento são tão grandes quanto sua capacidade de entender o que é cultura verdadeira.

4º Poder??

Verificamos isso aqui em Araripina. É fácil perceber que rádios, radialistas, blogueiros e pequenos pasquins tem apenas uma única preocupação, que é assegurar maiores ganhos financeiros, promovendo o político que mais lhes sejam generosos e maculando a imagem ou o nome de outros que não tem dinheiro para tal uso. É claro que é um direito destas pessoas assegurarem para si estabilidade financeira e procurarem dar conforto e o melhor para sua família; nada contar isso; o que é sujo, arrogante e desonesto é estas pessoas se intitularem defensores da democracia e da verdade. É irradiarem que fazem tudo em nome das boas práticas políticas e do melhor para o povo. sabemos que não é assim.                                    


É triste constatar como alguns setores da imprensa neste país, notadamente nas cidades do interior, estão à mercê ou a reboque dos chefes políticos locais que, não raro, são também os proprietários de emissoras de rádio e televisão, jornais e afins e, quando não o são, dão logo um jeito de controlá-los quer seja pelo aspecto financeiro (comprando o apoio e o silencio) quer seja pelo uso de ameaças. Isso ocorre no Brasil inteiro, mas torna-se mais grave quando a população atingida por isso é gente que já vive em condições piores do que outras de outras regiões mais ricas como é o caso dos sertanejos do nordeste brasileiro.
As pessoas não podem fechar os olhos e fingirem que não vêem o que ocorre sob pena de chegarmos a um ponto em que a liberdade de expressão na sua forma mais pura, denunciativa e democrática seja cerceada.
Em Araripina, além disso tudo podemos perceber a promoção de nomes de pessoas que, com pouquíssimos conhecimento, sem articulação alguma, com incapacidade gritante de articular uma única frase lógica ou proferir uma frase em bom português ( e por aí você deduz que tipo de político pode resultar) vão às rádios, apoiados por falsos jornalistas e falsos radialistas que abrem espaço movidos talvez por laços de amizade ou partidários, abordar assuntos dos quais tem parco ou nenhum conhecimento apenas para auferir dividendos políticos.
Ainda outro dia, nos causou espanto a fala de um destes que tem pretensões políticas, eleito recentemente conselheiro tutelar, que não conseguia pronunciar uma palavra sequer que não fosse de seu uso cotidiano; bastava que a palavra fosse um pouquinho incomum, que ele já se perdia na leitura e na pronuncia da mesma, sem falar no seu ponto de vista equivocado e incoerente sobre quase tudo em que resolva opinar, revelando uma pessoa de total despreparo gramatical, emocional e sobretudo, alienada dos assuntos de reais interesses da população e das soluções e politicas adequadas para os mesmos. O cidadão, não sabe, usando uma famosa expressão popular, desenhar um ó com um copo.
Quaremos, através deste pequeno exemplo, abrir os olhos das pessoas para esse tipo de prática, mostrando o lado mais gentil ou menos bruto e sórdido da coisa (não falamos do aspecto mais sujo dos coronéis modernos, dos que mandam), para que os efeitos decorrente de tais práticas sejam mínimos ou, sonhos dos sonhos, que as mesmas deixem de existir e estes pseudo-jornalistas, pseudo-políticos e pseudo-defensores do povo virem espécies em extinção.
Assim, podemos voltar a pensar em uma imprensa realmente livre e digna, uma imprensa cumpridora do seu papel social de defesa dos ideais do homem comum, uma imprensa voltada para o bem geral e não deste ou daquele outro político, deste ou daquele outro sujeito que queira fazer da vida pública um trampolim para o enriquecimento fácil.